CASE METRUS: Como a Visão e Ação contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa nesse momento de pandemia

O  METRUS é um instituto fechado de previdência complementar dos trabalhadores do Metrô de São Paulo, constituído sob forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é conceder benefícios de natureza previdenciária e promover o bem-estar social para seus participantes e respectivos familiares.

Para desenvolver as habilidades dos profissionais que atuam na empresa, a Coordenação de Pessoas do METRUS nos procurou para propormos uma solução  na área comportamental que pudesse capacitar todos os profissionais que, de alguma forma, fazem algum tipo de Atendimento ao Cliente na empresa.

Devido a pandemia planejamos e realizamos os treinamentos em formato síncrono (On-Line/Ao Vivo) e com isso, foi possível realizar as capacitações no formato 100% on-line.

Após algumas reuniões de briefing e alinhamentos de conteúdos, o METRUS pode receber neste segundo semestre de 2020, os seguintes cursos:


Comunicação Assertiva e Não Violenta; 
Atendimento e Relacionamento com Clientes;
Técnicas de Negociação.


Além dos resultados terem sido bastante satisfatórios, juntos esse case superou todas as expectativas!


Como relatado nos depoimentos de Roseli de Souza, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Serviços Administrativos e também dos colaboradores que participaram dos treinamentos: as temáticas dos treinamentos foram aprendizados tanto para vida profissional quanto para a vida pessoal

Além disso, houveram diversas menções do aproveitamento profissional quanto às técnicas ministradas nos cursos e também parabenizando a profissional que coordenou toda a ação, nossa palestrante e consultora da Área Comportamental, Cássia Silva e Souza. Confira:



“Quero parabenizá-la pelos treinamentos.
Você conseguiu, com maestria, promover o desenvolvimento que esperávamos. O treinamento realizado na modalidade on-line não deixou nada a desejar, sua estratégia e dinâmica na condução dos treinamentos estabeleceu uma conexão com nossos treinandos e foi um sucesso (vide os resultados das avaliações de reação).
Meu agradecimento também à sua equipe no apoio e suporte para o desenvolvimento dos treinamentos.”

Roseli de Souza Lima da Silva - Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Serviços Administrativos


Conhecimento enriquecedor que pode ser utilizado tanto no âmbito profissional quanto pessoal, em todos os relacionamentos.”


“Gostei muito do conteúdo e metodologia utilizada no treinamento. Estou mais atenta a forma de me comunicar com as pessoas, tanto no trabalho como na minha vida particular, procurando aplicar as técnicas apresentadas durante o treinamento.”


“Eu achei o treinamento muito interessante. No início fiquei tentando encontrar alguma tarefa ou atribuição que eu exerça e que poderia ser considerada uma prática de negociação e tive dificuldade em encontrar. Após o treinamento percebi que posso aplicar as técnicas expostas em muitas atividades que realizo tanto no campo profissional como no pessoal.”


“Como trabalho com negociação diariamente, o treinamento foi de suma importância para entender os perfis de cada participante e aplicar o treinamento e técnicas para obtenção de melhores resultados.”


“Acredito que o treinamento tem grande valia, uma vez que atuo com clientes internos, externos e stakeholders diariamente, e o curso me possibilitou enxergar outras possibilidades de correções para melhoria no meu atendimento.”



Os participantes relataram o receio que sentiam quanto ao treinamento no formato online e também com cursos que abrangesse todas as áreas da empresa, mas os resultados superaram as expectativas:



“A instrutora Cássia é de uma habilidade extraordinária. Confesso que fiquei receoso de como seria um treinamento virtual, sendo essa a primeira experiência nesse momento de pandemia e a didática e sua forma de condução despertou em nós uma sensação de fixação nos assuntos abordados e na interação com os colegas. Sugiro novos cursos ministrados por essa profissional de competência inquestionável. Parabéns Metrus!!!” 



“A ideia de aplicar o mesmo tema a todas as áreas contribui para que haja um único olhar, juntos pelo mesmo objetivo, em meio às adversidades. A multiplicadora abordou o assunto de forma didática e utilizou muito bem os recursos da plataforma online, além da contribuição da equipe do Metrus que foi fundamental para o resultado alcançado.”


“Excelente treinamento, não tinha conhecimentos de técnicas de negociação, foi muito proveitoso. Os tópicos foram explanados de forma dinâmica e com entusiasmo tornando os assuntos interessantes. As aulas foram bastante dinâmicas, o que entendo tem sido muito bom, pois prendeu nossa atenção.”


“Eu amei o curso!!!! Parabéns ao RH. Só o METRUS para selecionar uma empresa tão qualificada!!”



Faça como o METRUS e planeje o treinamento de seus colaboradores com a Visão e Ação! 
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