Inteligência Emocional Corporativa

Para o estudioso Daniel Goleman, quando somos confrontados com situações às quais nos sentimos desafiados, somos tentados a reagir de duas formas: fugindo ou lutando. Mas isso tem uma explicação: um estudo no nosso cérebro primitivo, diz que uma glândula conhecida como amígdala, nos impulsiona a reagir do ponto de vista emocional. Felizmente, nós podemos gerenciar as nossas emoções de maneira inteligente e descobrir como fazer com que elas trabalhem ao nosso favor de forma intencional. 

Você já ouviu falar em inteligência emocional?

Inteligência emocional é o nome que se dá ao conjunto de competências em como lidar com emoções. São as habilidades relacionadas a perceber, processar, compreender e gerenciar as emoções de forma consciente.

Daniel Goleman, o psicólogo escritor e PhD da Universidade de Harvard, não desenvolveu o conceito por si só, mas ele é um dos responsáveis por fazer a Inteligência Emocional conhecida e popular. Segundo ele, saber controlar as emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência em cada indivíduo e desenvolver essas habilidades podem nos ajudar a ter desempenhos profissionais melhores – inclusive, como líder. 

Os fundamentos do modelo de Goleman se baseiam em 5 pilares: a autoconsciência, a autorregulação, a automotivação, a empatia e as habilidades sociais. 

A inteligência emocional é fundamental para a melhor performance como indivíduo, mas também melhora muito o relacionamento em sociedade. Estudos mostram que quando possuímos conhecimento sobre nossas emoções, temos mais propensão a pensar no “bem social” quando estamos diante de conflitos. Inclusive, a inteligência emocional influencia o sentimento de bem-estar e êxito na vida social.

Quando os profissionais possuem inteligência emocional, eles se tornam também melhores líderes. Uma análise que compreendeu diversos documentos científicos revelou que há uma relação positiva clara entre o controle de emoções e a eficácia da liderança nas empresas.

Por isso a Visão e Ação produz soluções customizadas para que equipes e empresas possam desenvolver habilidades em gestão de emoções. Nos conectamos com empresas através de palestras, workshops, coaching e cursos voltados para inteligência emocional, comunicação corporativa e muito mais.

 

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