Segurança do Trabalho Vs. Medicina do Trabalho

Você já se perguntou: Será que estamos dando a devida importância e valor para a Saúde e segurança dos colaboradores? 

Essas duas áreas são muito complementares, mas cada uma possui suas características particulares. A grande diferença da Segurança do Trabalho para a Medicina do trabalho é a sua atuação em si:

  • A Segurança tem como objetivo garantir a integridade física e a preservação da vida dos trabalhadores em suas atividades.
  • A Saúde Ocupacional busca preservar a saúde e a qualidade de vida deles durante o trabalho.

Quais as características da Segurança do Trabalho?

Faz parte das atribuições das equipes de SST - inclusive a CIPA - conscientizar e educar os colaboradores, mostrando a importância de respeitar as medidas preventivas determinadas nas normas, procedimentos e legislação brasileira a fim de preservar a vida e a saúde de todos. 

As atividades dessas equipes visam proteger o trabalhador tanto dos riscos inerentes à sua atividade (como acidentes com máquinas, contaminação por componentes químicos etc.), quanto de riscos genéricos (como incêndios e choques elétricos).

Como parte da atividade, os profissionais aptos a atuar dentro dessa área devem ser técnicos ou engenheiros de segurança do trabalho, especialistas em segurança - com conhecimentos e certificações.  

Quais as características da Medicina do Trabalho?

Tanto os médicos do trabalho e profissionais de segurança do trabalho, precisam atuar em conjunto conforme a NR 04, respeitando as suas diferenças.  

Faz parte do dia a dia da equipe de medicina avaliar a capacidade do colaborador em exercer as suas funções por meio de: exames médicos ocupacionais - como exames admissionais, periódicos, demissionais, entre outros - o desenvolvimento de programas de prevenção como campanhas de vacinação e atividades de atendimento quanto a emergências e primeiros socorros, por exemplo. Essas equipes precisam ter atenção aos detalhes que envolvem o cuidado e a proteção dos colaboradores.

Por conta disso, os profissionais devem ser graduados na área da saúde, como médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Ou seja, enquanto a segurança visa prevenir acidentes e melhorar os ambientes laborais, a medicina está pronta para realizar atendimentos e assegurar condições de trabalho seguras aos empregados.

Todas as empresas precisam ter equipes multidisciplinares e preparadas para atender, socorrer e proteger seus colaboradores, seja uma equipe interna como uma empresa externa de SST. Saiba como assegurar o bem estar e a qualidade de vida dos seus times. 

Fale com a Visão e Ação e descubra o curso certo em Segurança do Trabalho para a sua empresa!

Fale com a Visão e Ação →

Veja também: